Universitário: O Significado De Ser Católico, Hoje

· 3 min read
Universitário: O Significado De Ser Católico, Hoje

Existem ainda Igrejas independentes que, não sendo fruto de nenhuma cisão e beneficiando-se de uma suposta sucessão apostólica válida conferida por ex Bispos romanos membros, se definem também como sendo "católica", como por exemplo a Igreja Católica Apostólica Carismática. A obra que o leitor tem entre mãos situa-se nesta nova linha de pesquisa histórica contemporânea que realiza o desiderato de compreender o catolicismo no Brasil como realidade plural e pluralmente compreendida. A investigação histórica em torno do catolicismo deve procurar prevenir-se contra armadilhas que impedem a construção de uma análise complexizante desta experiência confessional institucionalizada da religião cristã. Importa, à partida,  evitar incorrer em julgamentos primários decorrentes de estereótipos produzidos por militâncias várias.



Nesse antológico discurso, João Paulo II, começa lembrando o Efatá de Jesus na cura do surdo-mudo . Também o homem de hoje precisa dos cristos que lhe abram o caminho para a verdade - a verdade que torna livres - nos diversos campos do saber. A unidade da alma e do corpo é tão profunda que se deve considerar a alma como a “forma” do corpo; ou seja; é graças à alma espiritual que o corpo constituído de matéria é um corpo humano e vivo; o espírito e a matéria no homem não são duas natureza unidas, mas a união deles forma uma única natureza. A vida oculta de Nazaré permite a todo homem estar unido a Jesus nos caminhos mais quotidianos da vida... Num segundo sentido, "participar" indica "ter em comum" algo imaterial, uma realidade que não se desfaz nem se altera quando participada; é assim que se "participa" a mudança de endereço "a amigos e clientes", ou ainda que se "dá parte à polícia".




A Ação Católica no Brasil resultou de um processo de envolvimento do laicato na vida da Igreja, ocorrendo de maneira embrionária e com características diversas. Essas iniciativas existentes ao longo das três primeiras décadas do século XX, estivam mais associadas ao perfil de quem as implantava, com as diretrizes gerais da Santa Sé. Desse modo, os textos da Doutrina justificam a defesa da desigualdade e da propriedade, conclamando os homens a lutarem contra a cobiça de bens materiais. Logo, é dever do Estado intervir na ordem social e econômica, de maneira a manter a hierarquia social e a garantir a ordem e harmonia98.

  • O catolicismo popular se consolida numa vivência doméstica com os seus oratórios , as pequenas capelas (nível local) e os santuários (nível regional).
  • Sob a orientação do papa reformador Gregório VII e de seus sucessores, afirmou-se a autoridade legislativa e administrativa da igreja romana nos séculos XII e XIII.
  • Parte importante desse projeto (porque é parte importante da realidade humana) é a universidade.
  • Daí a necessidade das relações oficiais da doutrina, ofícios, aspectos doutrinários e tradições.



Tal religião foi trazida com os portugueses na época da colonização do país. Por meio da Companhia de Jesus, os nativos foram convertidos e catequizados pelo catolicismo. A divisão  entrecatolicismo romano e catolicismo ortodoxo se deu a partir de uma disputa entre os patriarcas do oriente e o Bispo de Roma sobre a organização da Igreja. A partir de então, a Igreja Católica ocupou um espaço de influência e poder com um expressivo número de fiéis e terras, símbolo da riqueza da instituição.  evangelho do dia 4 de janeiro 2023  que a origem da Igreja remonta ao nascimento de Jesus Cristo, um líder judeu que criou uma nova religião destinada à salvação da humanidade.

Festas Do Cristianismo


A tradição consiste em tudo o que a Igreja viveu e aprendeu sob a luz do Espírito Santo nesses dois mil anos de vida. O sagrado magistério é todo imprescindível ensinamento acumulado durante os séculos e oficializado pelo Papa. A tradição e o magistério da Igreja garantem a interpretação autêntica da revelação bíblica e constituem a fonte da riquíssima vida litúrgica da Igreja, através da qual prestamos ao Senhor toda a honra, glória e louvor. Faces do catolicismo é uma obra coletiva e, por isso, tem características peculiares. Não se constitui num todo homogêneo, em decorrência, exatamente, dos vários olhares lançados sobre o fenômeno religioso o catolicismo. As diversidades religiosas e também as várias faces do próprio catolicismo são temas instigantes na contemporaneidade que têm atraído um número cada vez maior de estudiosos deste fenômeno.